A Federação do Comércio do Paraná será um dos parceiros do governo do Estado no projeto do Portal da Comunidade. A iniciativa – que será lançada oficialmente na próxima semana – visa oferecer capacitação tecnológica e empresarial para líderes comunitários. Além de dar oportunidade para as comunidades se desenvolverem, quer reduzir a exclusão social.
A parceria entre os órgãos foi firmada ontem com a assinatura de um convênio entre a Federação e a Secretaria Especial de Relações com a Comunidade. De acordo com o secretário Milton Buabssi, através de terminais de computadores instalados em associações de moradores, pequenas empresas, organizações não-governamentais, entre outras, a comunidade poderá ter acesso a diversas informações de interesse comum. Além disso, a internet servirá como um meio para divulgar as atividades desenvolvidas dentro da própria comunidade.
Para o presidente da Federação do Comércio, Rubens Brustolin a adesão ao projeto, através do Sesc, vem completar um trabalho que a entidade já faz em todo o Brasil há mais de 60 anos. Só no Paraná são 57 anos de formação e capacitação da comunidade.
Uma experiência piloto do Portal da Comunidade está acontecendo em quatro associações de Curitiba, entre as quais, a Associação de Moradores de Núcleo Habitacional Gralha Azul, no bairro Mundo Novo. O presidente da associação, Maurício Moraes comenta que o projeto foi muito bem recebido pela comunidade, que vê no Portal uma possibilidade de geração de emprego e renda. “Um artesã, por exemplo, poderá usar o portal para divulgar seu trabalho e com isso aumentar a colocação do produto no mercado”, avaliou. Além disso, acrescenta Maurício, o projeto irá possibilitar a capacitação de pessoas da comunidade, ampliando a inclusão digital.