Política “prudente” do Fed exige taxas de juros mais altas, diz Bullard

O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em Saint Louis, James Bullard, voltou a pressionar hoje pela elevação das taxas de juros, ao dizer que o estado atual da economia norte-americana não exige mais juros de curto prazo em níveis próximos de zero.

“Uma política monetária prudente, baseada nos princípios tradicionais de um banco central, começaria a normalizar as características da política gradualmente, uma vez que as metas…foram basicamente cumpridas”, disse Bullard em discurso.

Bullard, que não vota nas reuniões de política monetária do Fed este ano, voltou a dizer que o BC norte-americano está mais perto de atingir o que busca nos campos de emprego e inflação. Sendo assim, defendeu ele, está na hora de tirar os juros das mínimas em que estão desde o fim de 2008.

Bullard também voltou a criticar a decisão do Fed de manter os juros inalterados na reunião da semana passada, gerando “incertezas” nos mercados, e afirmou que a inflação está baixa, mas não distante da meta anual do BC norte-americano, que é de 2%.

Bullard afirmou ainda que, mesmo com o início da alta dos juros nos EUA, a política do Fed vai “permanecer excepcionalmente acomodatícia no médio prazo” e continuará dando “forte sustentação à economia” por muitos anos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo