O Federal Reserve deveria continuar utilizando política acomodatícia até que a inflação alcance 3% e a taxa de desemprego caia abaixo de 7%, disse Charles Evans, presidente do Federal Reserve Bank de Chicago. Evans estava falando para repórteres depois da discussão no Conselho de Relações Internacionais em Nova York.
Incluída na política acomodatícia está a possibilidade de compras de mais títulos lastreados em hipotecas (MBS, na sigla em inglês), afirmou. “Há um papel para a compra de MBS para melhora do mercado de hipoteca”, disse Evans. Ele observou, pouco antes, que havia necessidade de forte liderança para resolver a situação no mercado de moradias nos EUA.
A principal preocupação manifestada por Evans é a crise europeia. Será turbulento para a economia mundial, se a região não for capaz de abordar seus problemas, levando à desordem, segundo ele. Evans acredita, porém, que o euro vai sobreviver porque há “comprometimento tremendo” para manter o euro, mesmo que “os desafios sejam significativos”. Não está claro se a Europa pode evitar a recessão ou se vai ter uma moderada, acrescentou.
Sobre o dólar, ele disse que a moeda tem permanecido forte apesar da crise financeira de 2008. As informações são da Dow Jones.