Washington (AE-AP) – Quatro bilhões de consumidores de baixo poder aquisitivo representam um mercado potencial de cerca de US$ 5 trilhões que permanece praticamente esquecido porque suas necessidades são ignoradas, informaram ontem o Banco Mundial (Bird) e um grupo de estudo.
O objeto da pesquisa – intitulada ?Os próximos 4 bilhões: dimensões do mercado e estratégias de negócio na base da pirâmide? – é o segmento da população mundial que está apenas um pouco acima dos aproximadamente 1,2 bilhão de pessoas que vivem com menos de um dólar ao dia, a definição do Bird para a extrema pobreza.
A Corporação de Finanças Internacionais, o braço do setor privado no Banco Mundial, e o Instituto de Recursos Mundiais, um grupo privado de pesquisa, foram os responsáveis pela produção do relatório.
A análise mede a magnitude dos mercados na base da pirâmide econômica, usando dados de investimentos e gastos recolhidos em locais previamente escolhidos. Além disso, o informe inclui um estudo de estratégias de negócios de companhias que operam com êxito nesses mercados.
?A base da pirâmide sai ganhando quando é incluída na economia formal. Os negócios saem ganhando quando prestam atenção à base da pirâmide?, disse Jonathan Lash, presidente do Instituto de Recursos Mundiais.
O estudo afirma que os enfoques tradicionais à redução de pobreza se concentram, tradicionalmente, nos muitos pobres, assumindo que eles não podem ajudar a si mesmos e necessitam de caridade e assistência pública. ?Um enfoque de mercado parte do reconhecimento de que ser pobre não elimina o comércio e o processo de mercado: virtualmente, todas as famílias pobres trocam dinheiro ou trabalho para satisfazer suas necessidades básicas?, diz o relatório.
Exemplos dos produtos e serviços que esse enfoque pode proporcionar são telefones celulares, alimentos, combustíveis e serviços financeiros.