O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria da Turquia avançou de 49,0 em junho para 50,1 em julho, informou a Markit. Com isso, o indicador superou a marca de 50 pontos que separa contração da expansão, sinalizando uma estabilização ampla nas condições de negócios para as indústrias turcas, no início do terceiro trimestre.
A Markit informou que foi apenas a segunda vez em 2015 que o PMI não apontou para contração do setor, ainda que ele tenha permanecido abaixo de sua média de longo prazo, de 50,9.
O economista Trevor Balchin, da Markit, disse que o setor industrial dá sinais de estabilização em julho, mas as condições subjacentes permanecem fracas. Balchin apontou que as exportações continuam a pesar sobre os volumes gerais de novos negócios, que têm recuado todos os meses deste ano, enquanto a produção ficou praticamente estável ante o período anterior. “A criação de vagas e as compras foram destaques, mas mesmo aqui as taxas de crescimento foram marginais”, afirmou o economista. Fonte: Dow Jones Newswires.