O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que mede a atividade nos setores industrial e de serviços, subiu a 56,7 em março, de 56 em fevereiro, atingindo o maior nível desde abril de 2011, segundo dados preliminares publicados hoje pela IHS Markit.
O avanço acima da marca de 50,0 indica que a atividade econômica do bloco continua se expandindo neste mês e em ritmo mais acentuado. O resultado de março surpreendeu analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam queda marginal do PMI composto, a 55,8.
Apenas o PMI de serviços da zona do euro subiu para 56,5 em março, de 55,5 em fevereiro, igualmente superando a projeção do mercado, que era de recuo do indicador a 55,3.
Já o PMI industrial do bloco avançou para 56,2 na prévia de março, de 55,4 em fevereiro. Também neste caso, a previsão dos analistas era de declínio, a 55,2.
Os PMIs de serviços e industrial também alcançaram em março os maiores patamares desde abril de 2011. Com informações da Dow Jones Newswires.