A safra de inverno no Paraná, onde o trigo ocupa a maior parte do plantio, deverá apresentar um crescimento de área de 3% em 2009, passando de 1,4 milhão de hectares plantados no passado para 1,43 milhão de hectares este ano.
A estimativa é do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, que divulgou ontem o primeiro levantamento da safra de inverno no Estado.
A produção deve se estabilizar em 3,7 milhões de toneladas, considerando o trigo e as demais culturas de inverno produzidas no Paraná como aveia branca, aveia preta, canola, centeio, cevada e triticale.
Para o secretário Valter Bianchini, a expectativa para a safra de inverno no Paraná é boa, os produtores estão estimulados e o crescimento de área poderá superar as estimativas após o anúncio de medidas do Ministério da Agricultura para incentivar a cultura de trigo no País.
Bianchini lembrou que o trigo é a principal cultura produzida no Estado e se houver estímulo por parte do governo federal a tendência é de crescimento na área plantada.
Este primeiro levantamento do Deral aponta para a estabilidade da produção de trigo que no ano passado atingiu 3,1 milhões de toneladas. De acordo com Francisco Carlos Simioni, diretor do Deral, o ano de 2008 foi excepcional para as culturas de inverno, especialmente o trigo que é o carro-chefe das culturas de inverno e o Paraná se destaca como o maior produtor nacional do grão. Para o trigo, o Deral prevê plantio em torno de 1,15 milhão de hectares em 2009, o que praticamente repete a área plantada do ano passado.
O secretário Bianchini acredita em crescimento da área plantada com o trigo, considerando o aquecimento no mercado de sementes, sendo que algumas variedades estão sendo bastante disputadas no mercado e já não têm mais disponibilidade para o agricultor.
Outro fator que pode incentivar o plantio, segundo o secretário, é a divulgação das normas da safra de inverno e principalmente do preço mínimo para o trigo, por parte do Ministério da Agricultura, que estão sendo aguardadas com ansiedade pelo produtor.
Demais culturas
Segundo o Deral, está crescendo a área plantada com cevada em 25% em função da expansão do fomento promovido pela Cooperativa Agrária de Entre Rios, distrito de Guarapuava, dos 36.500 hectares no ano passado para 45.800 hectares plantados este ano que poderá levar para uma produção entre 165 mil e 170 mil toneladas do grão, o que irá corresponder a um aumento de 10% sobre a produção de 2008.
A aveia preta poderá aumentar em até 16%, a canola, 64% e o centeio cerca de 70% no plantio. “Isto mostra que está havendo diversificação nas lavouras de inverno”, analisou Bianchini.
Além da diversificação, o plantio das culturas de inverno é importante para o preparo do solo para a safra de verão e também corresponde a uma segunda opção de renda para o produtor neste período do ano.
Segundo Simioni, os produtores paranaenses seguem as indicações da pesquisa e da assistência técnica, utilizando-se de sementes recomendadas em conformidade com o zoneamento agroecológico.