A Renault vai produzir o Mégane Sedan II no Brasil, em sua fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, no segundo semestre de 2005. O investimento previsto é de 50 milhões de euros. A previsão inicial de produção é de 20 mil unidades por ano. A planta industrial do Paraná concorria com a da Argentina para a produção do novo veículo.
Segundo a montadora, os custos dos componentes, a competitividade dos fornecedores locais de peças e a logística foram itens fundamentais para a decisão. Este será o quarto modelo que a Renault produzirá no Brasil – os outros são o Clio, Clio Sedã e Scénic. A produção de veículos de passeio estimada para 2004 é de 71 mil unidades. A montadora não soube informar se haverá abertura de terceiro turno com a fabricação do novo carro. Atualmente, a Renault do Brasil emprega aproximadamente 2.650 funcionários.
O Mégane Sedan II será equipado com as motorizações: 1.6 e 2.0 litros, ambos com 16 válvulas, a gasolina. Haverá ainda uma versão diesel, destinada à exportação, e um modelo flex-fuel para o mercado brasileiro. Versões equipadas com câmbio automático também estarão disponíveis.
As versões do Mégane (hatch e sedã) fabricadas na Argentina continuarão a ser produzidas e distribuídas no Mercosul. Elas atendem às necessidades e anseios dos seus clientes, além de completarem a gama de veículos Renault disponíveis no segmento “C”.
O Mégane Sedan II reúne o que há de mais moderno em termos de tecnologia desenvolvida pelo Grupo Renault, agregando qualidades dinâmicas e de segurança. Além de apresentar um design externo único, que traduz esportividade, requinte e elegância, o veículo foi projetado para proporcionar aos clientes conforto, desempenho e prazer ao dirigir. O interior do Mégane Sedan II invoca uma habitabilidade inédita no seu segmento.
Por todos esses atributos, o Mégane II foi eleito pela imprensa especializada européia como “Carro do Ano 2003”, vencendo uma disputa com mais de 30 modelos da concorrência.
Com este investimento, o Grupo Renault reafirma a importância do Mercosul na sua estratégia de crescimento internacional.