Plano de insolvência ganha apoio da França, diz revista

O plano da Alemanha de estabelecer um procedimento de insolvência ordenado para Estados soberanos recebeu o apoio de especialistas do governo francês, informou a revista alemã Der Spiegel. A proposta do governo alemão determina a criação de uma organização independente que sirva para regular a eventual falência de países da zona do euro (que reúne os 16 países que utilizam o euro como moeda).

No entanto, a Der Spiegel reportou que o governo da França ainda se opõe à qualquer ideia de criação de um novo comitê para países em tal procedimento, caso ele usurpe o papel tradicional do Clube de Paris, que supervisionou as relações entre os países em falência e os seus credores soberanos no passado. A revista não diz se a ministra da Economia da França, Christine Lagarde, demonstrou apoio ao plano.

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, permanece apegado à ideia de criar tal procedimento para garantir que os credores privados partilhem o ônus da crise da dívida, como o observado na Grécia neste ano. No entanto, Schaeuble foi forçado a moderar seus pedidos em julho, diante da forte oposição de outros ministros das Finanças da União Europeia e das preocupações do Banco Central Europeu (BCE) sobre a proposta.

A União Europeia confirmou na semana passada que liberará outros 6,5 bilhões de euros para a Grécia em setembro, segundo os termos do acordo multilateral anunciado em abril e que também inclui o Fundo Monetário Internacional (FMI). As informações são da Dow Jones.