Plano de ajuda da zona do euro à Grécia soma 30 bi de euros

Os Ministros das Finanças da zona do euro anunciaram hoje detalhes de um plano de assistência financeira para a Grécia, e garantiram 30 bilhões de euros para o país no primeiro ano do programa.

O governo grego pagará juros anuais de aproximadamente 5%, por um empréstimo de três anos, de acordo com o comissário europeu para Assuntos Econômicos e Monetários, Olli Rehn.

Rehn acrescentou que oficias da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional (FMI) vão se encontrar em Bruxelas na segunda-feira para discutir o papel do FMI em pacotes para a Grécia. O comissário explicou que a ideia é que a zona do euro forneça dois terços do dinheiro, e o Fundo o resto.

Os 16 ministros da zona do euro, porém, não entraram em detalhes sobre como e quando os recursos estarão disponíveis.

A iniciativa vem depois que os spreads entre a taxa dos bônus gregos e alemães subiram para novos recordes na semana passada, devido a temores de um calote. “Estamos preparando os detalhes do mecanismo que vamos usar, caso a Grécia peça ajuda,” afirmou o primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker. “Este é o esclarecimento que os mercados estavam esperando, pois mostra que existe dinheiro atrás da proposta,” disse. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna