O Ministério do Planejamento voltou atrás e confirmou para esta quinta-feira, 1º de junho, a posse do novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto. Pela manhã, o instituto havia informado que a posse tinha sido adiada por falta de tempo hábil para a nomeação.

continua após a publicidade

A cerimônia acontece às 17 horas, junto com a posse de Paulo Rabello de Castro, que deixa a presidência do IBGE para assumir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

continua após a publicidade

O IBGE confirmou na quarta-feira, 31, que o atual diretor de Pesquisas, Roberto Olinto, assumiria a presidência do órgão. O Ministério do Planejamento aprovou mais cedo o nome de Olinto para presidir o instituto, conforme uma fonte revelou ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

continua após a publicidade

Olinto foi indicado pelo atual presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, para ocupar seu lugar. Após pouco menos de um ano à frente do órgão, o economista Rabello de Castro deixa o IBGE para ocupar a presidência do BNDES a pedido do presidente Michel Temer. O convite de Temer veio horas depois do pedido de demissão de Maria Silvia Bastos Marques, na última sexta-feira.

Considerado um nome com boa aceitação dentro do instituto, Olinto esperava apenas o aval do Ministério do Planejamento, pasta à qual o IBGE é subordinado.

Carreira

Roberto Olinto integra o quadro de funcionários do IBGE desde 1980. Ele foi coordenador de Contas Nacionais por quase uma década até aceitar o convite para assumir a Diretoria de Pesquisas, a mais importante do órgão, em 2014, ainda na gestão de Wasmália Bivar como presidente do instituto, mas foi mantido no cargo quando Rabello assumiu o órgão.

O novo presidente do IBGE é formado em Engenharia de Sistemas pela PUC, mestre em Engenharia de Sistemas e doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ.

Olinto integra o grupo de especialistas em Contas Nacionais das Nações Unidas, representa os países do Mercosul e Chile no Grupo de Peritos Interagências sobre Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e é membro do Conselho Diretor do Programa de Comparação Internacional (PCI ).