Planejamento Estratégico ajuda a melhorar IDH-M, afirma consultor

Planejar o futuro e lutar para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). Este é o objetivo de alguns municípios do Norte Pioneiro, que há dois anos implantaram o programa Planejamento Estratégico (PE), casos de Ribeirão Claro e Carlópolis. Com metas e objetivos específicos, o PE, como é simplesmente conhecido, possibilita à comunidade local debater suas prioridades, apontar as necessidades e buscar a solução para a melhoria dos mais variados índices, desde os da Educação e Saúde até o de saneamento ambiental.

O consultor Alcione Marques Fernandes, da AMF Consultoria, de Ribeirão Claro atua neste segmento há anos e apresenta números satisfatórios que garantem: o Planejamento Estratégico é uma das principais ferramentas para promover o desenvolvimento dos municípios (veja quadro nesta página).

Em Ribeirão Claro, desde 2005, a Prefeitura implantou o PE como forma de buscar a melhoria em vários setores, sobretudo na Educação e Saúde. "O objetivo é conhecer os problemas que afetam estes dois setores para, a partir daí, buscar soluções conjuntas com a comunidade escolar e a sociedade civil organizada", explica o consultor de Planejamento Estratégico.

O prefeito de Ribeirão Claro, Francisco Carlos "Kiko" Molini, entusiasta e grande incentivador do programa faz questão de acompanhar pessoalmente a evolução dos números, que estão diminuindo ano a ano. "Em 2006 conseguimos zerar o índice de abandono escolar dos alunos de 1ª a 4ª séries. Nossa meta é manter este patamar e zerar índice de reprovação escolar", estima.

Segundo o consultor, em Carlópolis também houve melhora dos índices de Educação, porém os números ainda não foram zerados. "Mas em alguns casos a queda foi pela metade, como no caso da reprovação escolar de 1ª a 4ª séries? , explica. Em 2005, a taxa de reprovação de 1ª a 4ª séries em Carlópolis foi de 9,8. Em 2006 este número caiu pela metade, sendo registrado 4,9. "É um avanço significativo. A tendência é de que estes números caiam ainda mais nos próximos anos", prevê.

Em ambos os municípios, o índice de Mortalidade Materna está igual a zero há pelo menos quatro ano e vêm se mantendo neste nível. Os de Mortalidade Infantil e Gravidez na Adolescência também registraram queda nos últimos três anos.

De acordo com o consultor, os agentes públicos devem buscar soluções conjuntas em suas comunidades, somar esforços e ouvir as lideranças comunitárias para, a partir daí, buscar as soluções para os problemas dos municípios. "O Planejamento Estratégico é a ferramenta que a comunidade deve usar para melhorar a qualidade de vida. No entanto, o seu uso só é permitido se houver vontade política e, acima de tudo, metas e objetivos a serem traçados e superados. Caso contrário, todo trabalho é vão", finaliza.

Para saber mais sobre o programa Planejamento Estratégico, basta acessar o site do consultor, no endereço www.alcioneconsultoria.com.br ou entre em contato pelo telefone: (43) 3536-2018.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo