Pimentel descarta risco de obstrução inviabilizar MP

O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), afirmou no início da tarde desta quinta-feira, 16, que não teme que a obstrução anunciada pela oposição no Senado tenha o poder de inviabilizar a aprovação da Medida Provisória 595, a MP dos Portos. “A obstrução é proporcional à quantidade de pares em cada Casa. Nós só somos 81, lá são 513”, disse.

O Senado marcou para as 11 horas a sessão do plenário para votar a MP, menos de três horas de a Câmara ter aprovado a matéria. Manobras de deputados da oposição arrastaram a votação por mais de 40 horas nos últimos três dias.

Apesar de o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já ter chegado à Casa, a sessão ainda não foi aberta. No momento, apenas 35 senadores estão em plenário. A proposta tem até às 11h59 de hoje para ser aprovada pelos senadores, sob pena de perder a validade.

Questionado se está confiante na aprovação da MP, Pimentel respondeu: “Tenho 19 anos de Parlamento e todas as vezes em que a maioria que é governo está convencido de uma matéria, ela é aprovada. Seja na situação dos anos 90, em que eu era oposição, seja a situação do século XXI, em que eu sou base do governo”, afirmou. O líder do governo no Congresso admitiu que na Câmara a base estava dividida. Ele espera que no Senado não haja essa divisão. “Nós só somos 81, são menos almas”, destacou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna