A revisão do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido no terceiro trimestre confirmou os cálculos iniciais do Escritório para Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês). A economia inglesa cresceu 0,8% entre julho e setembro, em comparação com o segundo trimestre, e 2,8% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Economistas esperavam que os dados fossem mantidos.

continua após a publicidade

Os gastos das famílias aumentaram 0,3% no terceiro trimestre, enquanto os gastos do governo subiram 0,4%. A formação de capital fixo bruto (investimentos) teve alta de 0,6% e o nível dos estoques cresceu 500 milhões de libras.

Mas foi o comércio – e em particular a expansão mais lenta das importações – que forneceu o maior impulso para a economia, contribuindo com 0,4 ponto porcentual para o crescimento do PIB. Essa foi a maior contribuição do comércio em quase dois anos. As exportações subiram 2,2% no terceiro trimestre, enquanto as importações aumentaram apenas 0,7%.

Dados divulgados separadamente pelo ONS hoje mostraram que os investimentos das empresas no segundo trimestre totalizaram 29,2 bilhões de libras, uma queda de 0,2% ante o primeiro trimestre. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade