A contração da economia do Japão no período de janeiro a março deste ano foi levemente menos severa do que o informado inicialmente. O Produto Interno Bruto (PIB) japonês caiu 3,5% em taxa anualizada ajustada pela inflação, em comparação com o quarto trimestre do ano passado. O cálculo inicial do governo japonês havia apontado contração de 3,7%. Economistas esperavam que a revisão reduzisse a queda do PIB para 3,0%.
Mesmo com a revisão, a terceira maior economia do mundo teve contração por dois trimestres seguidos. Entre outubro e dezembro do ano passado, o PIB do Japão recuou 2,9% em taxa anualizada. O PIB real (descontada a inflação) caiu 0,9% em comparação com o quarto trimestre de 2010, sem revisão quanto à leitura inicial.
Sentimento do consumidor
O sentimento do consumidor no Japão subiu ligeiramente em maio, na comparação com o mês anterior, avançando pela primeira vez em quatro meses. O índice de sentimento do consumidor passou de 33,1 em abril para 34,2 em maio, segundo dados divulgados hoje pelo Gabinete de Governo. A autoridade também manteve sua avaliação sobre a confiança do consumidor para maio, dizendo que ela “permanece severa”. As informações são da Dow Jones.