A economia do Japão surpreendeu e cresceu mais que o esperado nos três primeiros meses de 2014, em um período no qual os consumidores anteciparam os gastos por causa do aumento do imposto sobre vendas em abril.

continua após a publicidade

De janeiro a março, o Produto Interno Bruto (PIB) real cresceu 1,5%, na comparação com o período de outubro a dezembro. O número superou a previsão de economistas de uma alta de 1,1%. Em termos anualizados, o avanço foi de 5,1%.

O primeiro grande aumento de imposto no Japão em 17 anos influenciou as famílias a anteciparem os gastos para antes de abril. O consumo privado subiu a uma taxa anualizada de 8,5% no primeiro trimestre, também impulsionando o aumento na produção e no emprego.

A expectativa para os próximos meses é de que a economia perderá força. Os dados de vendas no varejo de abril e maio já mostram uma desaceleração no consumo pessoal, especialmente em itens de consumo duráveis, como automóveis, geladeiras e televisores. Ainda assim, alguns varejistas têm reportado que o declínio não é tão forte quanto se esperava. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade