O Produto Interno Bruto (PIB) real do Japão encolheu 0,1% no trimestre entre outubro a dezembro de 2012 ante os três meses anteriores e, em termos nominais, o PIB caiu 0,4% na mesma comparação. O PIB do país também encolheu para um taxa real anualizada de 0,4%, uma vez que a economia contraiu pelo terceiro trimestre consecutivo em meio a contínua incerteza econômica nos países estrangeiros. Em 2012, o PIB real do país cresceu 1,9%.

continua após a publicidade

Os dados divulgados pelo Gabinete do governo nesta quarta-feira foram piores que a estimativa média de uma expansão anualizada de 0,4% na comparação entre trimestres de analistas entrevistados pela Dow Jones.

A economia encolheu a uma taxa anualizada de 3,5% no trimestre anterior, entre julho e setembro.

Os dados mais fracos que o esperado indicam que os motores estratégicos para o crescimento do Japão – exportações e investimentos corporativos de capital – permaneceram em queda no trimestre. Isto significa que o país provavelmente vai ter de depender de estímulos do governo para sustentar a economia até que uma recuperação no exterior reacenda a indústria de exportação.

continua após a publicidade

No período de três meses, as exportações caíram 3,7% pelo segundo trimestre seguido enquanto os investimentos de capital privado recuaram 2,6% na comparação trimestral. As informações são da Dow Jones.