PIB japonês cresce 4,9% no 1º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu à taxa anualizada de 4,9% no primeiro trimestre deste ano, marcando o quarto trimestre seguido de ganhos. Esse foi o maior ritmo de crescimento econômico do Japão desde o segundo trimestre de 2009, mas ficou abaixo da estimativa de expansão de 5,9% dos economistas. Em comparação com o último trimestre de 2009, o crescimento foi de 1,2%.

No período de janeiro a março deste ano, o consumo privado, que é responsável por mais de metade do PIB do Japão, subiu pelo quarto trimestre seguido, com ganho de 0,3% em comparação com o quarto trimestre de 2009. O investimento de capital corporativo aumentou pelo segundo trimestre consecutivo, com avanço de 1,0%, impulsionado por uma alta de 6,9% nas exportações. A demanda doméstica acrescentou 0,6 ponto porcentual ao crescimento do PIB e a demanda externa – ou a exportação menos a importação – contribuiu para 0,7 ponto porcentual.

O deflator do PIB, medida mais ampla de tendência dos preços, ampliou o declínio para -3,0% no ano durante o primeiro trimestre, de -2,7% no trimestre imediatamente anterior. O deflator caiu no ritmo mais rápido já registrado. Isso indica que as tentativas do Japão de erradicar sua antiga deflação ainda precisam gerar resultados, embora o Banco do Japão tenha, em março, decidido oferecer mais 10 trilhões de ienes em dinheiro à taxa fixa de 0,1% para bancos domésticos, além dos 10 trilhões de ienes oferecidos em dezembro. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo