PIB dos EUA é revisado para 5,9% no 4º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu à taxa anual de 5,9% no quarto trimestre do ano passado, o ritmo mais rápido desde o terceiro trimestre de 2003, segundo informou hoje o Departamento do Comércio. Há um mês, o órgão havia estimado um crescimento de 5,7% do PIB no quarto trimestre. O PIB teve expansão de 2,2% no terceiro trimestre do ano passado.

O dado revisado ficou dentro da estimativa dos analistas. Para todo o ano passado, a economia dos EUA registrou contração de 2,4%, a maior desde a queda de 10,9% registrada em 1946. A economia cresceu 0,4% em 2008 e 2,1% em 2007.

As vendas reais finais de produtos domésticos – que representam o PIB menos a variação dos estoques privados – aumentou à taxa anual de 1,9% no quarto trimestre. O dado foi revisado em baixa, da estimativa anterior de 2,2%, mas ficou mais alto que o aumento de 1,5% do terceiro trimestre.

A melhora nos gastos das empresas também contribuiu para o ajuste em alta do PIB, acrescentando 0,62 ponto porcentual. Os gastos das empresas cresceram 6,9%, mais que a estimativa anterior de 2,9% e ao ritmo mais forte desde o primeiro trimestre de 2006. No terceiro trimestre, houve queda de 5,9% nos gastos das empresas.

Maior componente do PIB, os gastos com consumo subiram 1,7%, em comparação com a estimativa anterior de 2,0% de alta. No terceiro trimestre houve aumento de 2,8%. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo