Os EUA cresceram no menor ritmo em três anos durante o primeiro trimestre, ressaltando os desafios que o governo Trump enfrenta à medida que tenta impulsionar a economia.
Dados do Departamento do Comércio norte-americano mostram que o PIB dos EUA avançou a uma taxa anualizada de 0,7% entre janeiro e março, considerando-se ajustes sazonais. O resultado veio abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam ganho de 1%, e é o mais fraco desde o início de 2014.
O PIB representou menos da metade do desempenho típico dos EUA durante o período de quase oito anos de expansão. No quarto trimestre, a maior economia do mundo cresceu a uma taxa de 2,1%.
Os gastos dos consumidores, que representam cerca de dois terços do PIB, avançaram à taxa anualizada de 0,3% no último trimestre, a menor desde os últimos três meses de 2009 e refletindo uma forte queda nas compras de bens duráveis, como automóveis e eletrodomésticos.
Já os gastos do governo diminuíram 1,7% no primeiro trimestre, enquanto baixos investimentos de empresas em estoques tiveram um peso negativo de quase um ponto porcentual no resultado do PIB. Fonte: Dow Jones Newswires.