IBGE

PIB do terceiro trimestre cresce 1,3% ante segundo trimestre

A economia brasileira cresceu 1,3% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o segundo trimestre, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao terceiro trimestre de 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) do País caiu 1,2% no período de julho a setembro deste ano. No acumulado de 2009 até setembro, a economia recuou 1,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O resultado do PIB representa a produção de bens e serviços em todo o País. Considerando os setores, o PIB da indústria apresentou expansão de 2,9% no terceiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior. Na mesma base de comparação, o PIB da agropecuária registrou queda de 2,5%, enquanto o PIB do setor de serviços teve alta de 1,6%.

Após registrar retração de 3,40% no quarto trimestre de 2008 e de 1,00% no primeiro trimestre de 2009, o que caracterizou um quadro de recessão técnica, o País voltou a crescer no segundo trimestre, registrando alta de 1,9% no PIB. A nova expansão do PIB, desta vez no terceiro trimestre, mostra que o País vem consolidando o processo de recuperação da economia, ainda que persista uma certa margem de ociosidade dos fatores produtivos, como destacou ontem o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, ao manter a Selic (a taxa básica de juros da economia) em 8,75% ao ano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo