O produto interno bruto (PIB) do Peru aumentou 4,1% em setembro ante igual mês do ano passado, puxado pela maior produção dos setores pesqueiro e de mineração, de acordo com informações da agência nacional de estatísticas do país (Inei), divulgadas na terça-feira.
Com o resultado, informou o Inei, a economia do Peru já acumula crescimento há 86 meses consecutivos. Em setembro, os setores de mineração e hidrocarbonetos cresceram 14,2% devido à maior produção de cobre em novas minas. O país é um dos maiores produtores globais do metal, seu principal produto de exportação. O setor pesqueiro avançou 20,9%; o industrial, 2,7%; varejo, 1,3% e agricultura, 0,5%. Já a construção civil recuou 3,8%, segundo o Inei.
A expectativa do banco central do Peru e de economistas privados é de que o PIB do país cresça cerca de 4% em 2016, após ter avançado 3,3% em 2015. Na semana passada, o banco central do país manteve a taxa básica de juros peruana em 4,25%, apontando para um crescimento próximo do potencial, enquanto a inflação está ligeiramente acima da meta.
Também nesta terça-feira, a consultoria Capital Economics divulgou expectativa de que a economia do Peru registre crescimento de 4,5% no terceiro trimestre, ante 3,6% no segundo trimestre. Fonte: Dow Jones Newswires.