O crescimento da economia do México desacelerou de forma moderada no quarto trimestre de 2016, com um desempenho fraco do setor industrial. O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 0,6% em relação ao terceiro trimestre e subiu 2,2% na comparação com o quarto trimestre de 2015. As informações foram divulgadas por Instituto Nacional de Estatísticas do país.

continua após a publicidade

O avanço na comparação com o terceiro trimestre, que se traduziu em uma taxa sazonalmente ajustada anualizada de +2,4%, pode ser revisado quando o órgão publicar seu próximo relatório sobre o PIB, em 22 de fevereiro. O resultado foi menor do que o aumento anualizado de 4%, registrado no trimestre anterior.

continua após a publicidade

O consumo interno manteve-se como o principal impulsionador do crescimento no quarto trimestre, influenciado pelos ganhos de emprego e pelos salários, bem como pela baixa inflação. Os serviços subiram 0,7% em relação ao terceiro trimestre, enquanto a produção industrial ficou estável. Na comparação com o quarto trimestre de 2015, os serviços avançaram 3,2% e a produção industrial recuou 0,2%.

continua após a publicidade

De acordo com levantamento feito pelo Banamex, a economia mexicana deve crescer 1,5% este ano. Fonte: Dow Jones Newswires.