O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu 3,9% no terceiro trimestre deste ano, em termos anualizados, informou hoje o governo japonês. No segundo trimestre de 2010, a economia do País havia crescido 1,8% (dados revisados), também em termos anualizados. Esse foi o quarto trimestre seguido de expansão do PIB. O resultado superou as previsões dos economistas, que esperavam um aumento de 2,5%.
Em comparação com o segundo trimestre deste ano, o PIB do Japão avançou 0,9% no terceiro trimestre. Na comparação do segundo trimestre com o período imediatamente anterior, houve alta de 0,4%. Os economistas afirmaram, no entanto, que o crescimento da economia japonesa já está perdendo vigor e há um risco de recessão pela frente, na medida em que os incentivos que apoiaram o consumo no país nos últimos meses acabaram.
Para analistas, os esforços adicionais para sustentar os gastos dos consumidores podem não ser suficientes para compensar uma desaceleração das exportações, da produção industrial e dos investimentos das empresas, em meio à continuidade da deflação e do fortalecimento do iene. As informações são da Dow Jones.