A economia do Estado de São Paulo, que representa 28% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, apresentou contração de 2,4% em agosto ante julho, aponta relatório do PIB mensal divulgado nesta quinta-feira, 22, pela Fundação Seade. Nesta comparação, a indústria teve queda de 1,9%, enquanto o setor de serviços caiu 2,6%. Já a agropecuária teve alta de 2,7%.

continua após a publicidade

Em relação a agosto do ano passado, o PIB paulista registrou baixa de 6,9%. No resultado por setor, a indústria teve queda de 11,3%, serviços caiu 5,5% e a agropecuária avançou 6,8%.

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, a atividade econômica do Estado apresentou declínio de 4,2% contra igual período de 2014, com queda de 7,7% da indústria e de 2,6% em serviços. Novamente a agropecuária foi a exceção, com crescimento de 5,4%. Nos 12 meses encerrados em agosto, o Estado acumula retração de 3,7%.

Em nota, a Fundação Seade afirmou que a economia paulista, por ser a maior entre os Estados brasileiros, é fortemente dependente das diretrizes nacionais de política econômica e está mais exposta ao desempenho das commodities. “A queda de desempenho da economia paulista foi influenciada, inicialmente, pelas condições macroeconômicas desfavoráveis à indústria”, disse a instituição.

continua após a publicidade