A agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, confirmou as leituras iniciais sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do bloco no quarto trimestre do ano passado, conforme a previsão dos analistas. A economia da região sofreu retração 0,6% em comparação com o terceiro trimestre, e de 0,9%, em relação aos três últimos meses de 2011.

continua após a publicidade

No entanto, devido a uma revisão para baixo nos dados do primeiro trimestre do ano passado, a Eurostat afirmou que a zona do euro está em recessão há 15 meses. Anteriormente, o cálculo indicava uma recessão por nove meses seguidos. Recessões são definidas como pelo menos dois trimestres consecutivos de queda no PIB.

Em todo o ano de 2012 a economia da zona do euro teve contração de 0,6%, segundo a Eurostat, um declínio mais profundo do que o de 0,5% calculado inicialmente.

As exportações dos 17 países do bloco tiveram no quarto trimestre do ano passado a maior queda desde o primeiro trimestre de 2009, de 0,9% em comparação com o terceiro trimestre. Esse dado pode ser mais um motivo de preocupação entre os líderes da zona do euro com a recente valorização do euro, que estaria prejudicando a recuperação econômica da região. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade