A expansão econômica indiana desacelerou para 7,0% no segundo trimestre, na comparação com igual período do ano passado. O resultado ficou abaixo do avanço de 7,5% no primeiro trimestre e também veio mais fraco que a previsão de 7,4% dos economistas ouvidos pelo Wall Street Journal.

continua após a publicidade

O PIB mais recente é uma mostra dos desafios da terceira maior economia da Ásia para ganhar impulso. O desempenho nos últimos meses da economia indiana gerou tanto otimismo quanto ceticismo. O governo revisou neste ano sua metodologia para medir o Produto Interno Bruto (PIB), o que provocou um forte avanço nas leituras de crescimento dos últimos anos.

Outros indicadores divulgados, incluindo a produção da indústria e números de comércio, mostram que a recuperação econômica tem sido apenas modesta no país. “A agricultura tem se saído melhor que o esperado, enquanto a indústria também parece ter se saído razoavelmente bem”, disse Sujan Hajra, economista-chefe da Anand Rathi Securities. Segundo ele, o resultado mais fraco veio do setor de serviços, mas isso em si não deve ser um motivo para preocupação. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade