A economia francesa registrou expansão de 0,7% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informou hoje o banco central do país. O resultado foi revisado ante a taxa de 0,8% estimada anteriormente. Em março, houve desaceleração na produção industrial e no setor de serviços.
O cálculo da autoridade monetária francesa está próximo da avaliação da agência de estatísticas do governo Insee, que ontem à noite informou que o Produto Interno Bruto (PIB) francês cresceu 0,6% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2010.
Ambas as estimativas sugerem que a economia do país terá que registrar uma abrupta aceleração para atingir a projeção do governo de crescimento de 2% em 2011. Essa expansão é necessária para que o governo consiga atingir sua meta de corte no déficit público para 6% do PIB no ano que vem, ante 7% em 2010.
Reino Unido
A inflação ao produtor do Reino Unido aumentou em seu ritmo mais rápido em mais de dois anos em março, puxada principalmente pela alta dos preços do petróleo, segundo informou hoje o Escritório Nacional de Estatísticas. O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) “output” – que mede a inflação quando os produtores vendem bens e serviços – subiu 5,4% em março, em comparação com o mesmo mês do ano passado, depois de avançar 5,3% em fevereiro. A leitura marcou a maior alta do índice desde outubro de 2010. Em bases mensais, o indicador teve alta 0,9% em março, depois de aumentar 0,5% em fevereiro.
Já o PPI “input” – que mede a inflação quando os produtores compram bens e serviços – avançou 14,6% em março, em relação ao mesmo período de 2010, e subiu 3,7% na comparação com o mês anterior. Economistas haviam previsto crescimento de 5,3% do PPI “output” e alta de 12,8% do PPI “input” em março, em bases anualizadas. As informações são Dow Jones.
