PIB da Espanha fica estável no 3º trimestre

O Banco da Espanha (o banco central espanhol) informou hoje que o Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou estabilidade no terceiro trimestre, em relação ao segundo trimestre. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a economia espanhola teve leve crescimento de 0,2%.

O PIB espanhol havia crescido 0,2% no segundo trimestre deste ano e 0,1% no primeiro, depois de seis trimestres seguidos de contração. As estimativas do Banco da Espanha geralmente são bastante próximas, se não iguais, aos dados oficiais do Instituto de Estatísticas Nacional (INE). A primeira leitura sobre o PIB do terceiro trimestre feita pelo INE será publicada no dia 11.

A Espanha vem lidando com o colapso do setor de construção, o que provocou aumento no desemprego para 20% e abriu rombos nas contas do setor público. Depois da crise financeira que atingiu a Grécia, a Espanha encontrou dificuldades para financiar seu déficit orçamentário e foi forçada a aumentar impostos e cortar abruptamente algumas medidas de estímulo econômico. Muitos economistas acreditavam que esses cortes no déficit poderiam fazer com que o PIB espanhol se contraísse novamente no terceiro trimestre deste ano. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo