A Alemanha anunciou um crescimento ajustado de 0,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, na comparação com o trimestre imediatamente anterior. Na comparação anual, o PIB cresceu 0,6%, e os dois números vieram em linha com a primeira estimativa divulgada na semana passada. O crescimento também alcançou as projeções do mercado.
Na semana passada, a agência de estatísticas Destatis havia dito que o setor doméstico tinha apresentado contribuições positivas no trimestre, com ganhos no consumo privado e no do governo, mas não havia detalhes sobre os números.
Agora, a agência revelou um crescimento de 0,7% na demanda doméstica na comparação trimestral e alta de 0,5% no consumo do governo, ambos em aceleração sobre o trimestre anterior. A formação bruta de capital fixo subiu 1,6%, mantendo-se no mesmo nível do segundo trimestre.
No entanto, as exportações líquidas mostraram contribuição negativa de 0,4 ponto porcentual ao PIB. As exportações de bens e serviços avançaram 0,1% no terceiro trimestre, enquanto as importações subiram 0,8%. Fonte: Dow Jones Newswires.