O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário (produção que acontece do lado de dentro da porteira) acumula um crescimento de 1,49% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segunda dados divulgados nesta terça-feira (5) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Em março, o crescimento do PIB apresentou um aumento de 1% sobre março de 2006, segundo dados da entidade. No caso da agricultura, o PIB apresenta um crescimento de 1,7% no primeiro trimestre do ano e de 0,95% no mês de março – sempre em comparação ao mesmo período do ano anterior. A pecuária obteve um crescimento de 1,22% entre janeiro e março e 1% em março.
O crescimento do PIB da Agropecuária foi atribuído à safra recorde de grãos registrada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pela valorização de praticamente todos os preços das commodities. "Tivemos uma safra recorde de grãos, uma safra de inverno em recuperação e uma boa safra de cana. A única cultura que vai puxar os preços para baixo é o café, que terá uma safra menor em decorrência da sua bianualidade", disse o superintendente técnico da CNA, Ricardo Cotta Ferreira.
Agronegócio
O crescimento do PIB do agronegócio brasileiro, que envolve os setores de insumos e distribuição, também se acelerou em março, chegando a uma alta de 0,45%, ante elevação de 0,14% no mês anterior. Desta forma, o PIB acumulado do trimestre atingiu 0,7% de crescimento sobre o primeiro trimestre de 2006. O desempenho favorável do mercado externo e a expansão do mercado interno foram os principais motivos para o desempenho.