A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a Operação Poseidon nas cidades catarinenses de Itajaí, Itapema e Navegantes para investigar irregularidades de empresas de pescado na região.
A operação, realizada com apoio do Ministério da Agricultura, recolheu produtos das empresas Vitalmar, JMS Indústria e Comércio de Pescados S.A., Costa Sul Pescados S.A., Pescados Quatro Mares Ltda., Indústria e Comércio de Pescados Dona Rose Ltda., Leardini Pescados Ltda. e M.S. Luzitania. Todas elas são acusadas de embalar peixes de baixo valor como espécies nobres, cujos preços de mercado são mais altos.
A PF vai recolher material dessas empresas para realizar análise de DNA em laboratório de Brasília. A investigação vem sendo conduzida desde julho de 2013. Segundo o Ministério da Agricultura, a fraude avançou no País desde que houve aumento nas importações de pescado da China e do Vietnã. “Pessoas inescrupulosas reembalam e rotulam estes pescados com nomes de peixes que são tradicionalmente conhecidos e bem aceitos pela população brasileira”, disse em nota o chefe da Divisão de Inspeção de Pescado do ministério, Sidney Liberati.
