A petrolífera francesa Technip informou neste domingo que desistiu dos planos de adquirir a concorrente CGG, depois que negociações sobre uma possível fusão falharam. No mês passado, a Technip fez uma oferta preliminar de ? 1,46 bilhão (equivalente a US$ 1,83 bilhão) em dinheiro para adquirir a CGG. A oferta de ? 8,3 por ação representava um prêmio de 27% sobre o preço de fechamento dos papeis da CGG em 19 de novembro. Na época, a CGG, especialista francesa em equipamentos e serviços de exploração, rejeitou a oferta.
Após a recusa da oferta, a Technip disse que propôs uma série de opções alternativas para a compra. No entanto, as discussões sobre as opções não chegaram a um acordo, informou a companhia em comunicado divulgado neste domingo.
O anúncio da oferta da Technip ocorreu poucos dias depois da gigante norte-americana Halliburton ter divulgado planos para comprar a rival Baker Hughes, em um negócio avaliado em US$ 34,6 bilhões, levando a especulações de que mais operações no setor poderiam ocorrer no curto prazo.
Os principais players da indústria petrolífera estão correndo para comprar rivais menores a fim de compensar os efeitos da queda dos preços do petróleo sobre os seus negócios. Desde o início da queda dos preços nos ultimes meses, as empresas de serviços de petróleo anteciparam cortes em novos projetos na área de petróleo e gás.
A Technip não forneceu mais detalhes sobre as negociações com a CGG, mas disse que o seu diretor executivo, Thierry Pilenko, fará uma teleconferência nesta segunda-feira para explicar a desistência da operação. Fonte: Dow Jones Newswires.