Economia

Petroleiros vão discutir greve contra demissões em fábrica da Petrobras no PR

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) estuda a realização de uma greve nacional contra a decisão da Petrobras de desativar a sua fábrica de fertilizantes nitrogenados em Araucária, no Paraná. Segundo o sindicato, o fechamento da fábrica deve resultar na demissão de mil trabalhadores, sendo 396 diretos e 600 empregados terceirizados.

“Os dirigentes da FUP e dos sindicatos filiados estarão nos próximos dias em Curitiba para discutir uma greve nacional em defesa dos direitos dos trabalhadores e da preservação dos empregos”, informa a FUP em nota publicada em seu site.

Na próxima sexta-feira, as entidades pretendem realizar um ato em Araucária contra as demissões na Fafen-PR, além de uma série de atos regionais pelo País em defesa dos trabalhadores.

Os sindicalistas lembram que a Petrobras também está negociando a venda da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) e da Usina do Xisto (SIX), ambas no polo de Araucária. “Essas duas unidades integram o pacote de oito refinarias, com suas redes de dutos e terminais, que a direção da estatal pretende privatizar, no rastro da desintegração da empresa, que está em curso desde 2016.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo