A Petrobras começará as vendas de biocombustível no Japão ainda este ano, informou a edição matinal de quarta-feira (no Japão) do jornal The Nikkei. A Petrobras venderá a mistura E3 – gasolina misturada com 3% de etanol – para postos independentes, com o preço por litro no atacado previsto em 1 a 2 ienes abaixo do preço da gasolina comum. A estatal usará o etanol importado do Brasil.

continua após a publicidade

Segundo o jornal, depois de ter obtido sucesso na produção em massa e a custo baixo do etanol de cana-de-açúcar, a Petrobras acredita que a mistura E3 será mais barata do que a gasolina comum mesmo com os custos de importação e de transporte.

A Petrobras exporta o biocombustível para os EUA, China e Taiwan e tem procurado oportunidades para entrar no mercado japonês, disse o jornal. A companhia brasileira planeja misturar gasolina e etanol na refinaria Nansei Sekiyu, que a estatal comprou em abril, e vender a mistura para cerca de 10 mil postos não ligados às grandes distribuidoras. A produção total é estimada em até 30 mil barris diários, ou o equivalente a cerca de 3% do consumo doméstico. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade