Petrobras vai inaugurar sua 1ª usina de biodiesel

A Petrobras inaugura nesta terça-feira (29) sua primeira usina de biodiesel. A unidade, instalada em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, custou R$ 101 milhões, terá capacidade de produção de 57 milhões de litros do combustível por ano e deve ter 58% de sua matéria-prima vinda de plantações de agricultura familiar. O presidente da Petrobras Biocombustível, cuja diretoria também será anunciada, Alan Kardec, informou que a empresa tem uma meta ousada de produção de biodiesel. “Almejamos chegar a 2012 com a produção anual de 940 milhões de litros.”

“Temos a forte preocupação de, ao investir fortemente no biodiesel, promover a geração de emprego e renda no campo”, diz a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster. “As primeiras remessas de oleaginosas vindas da agricultura familiar devem chegar entre outubro e novembro. Até lá, vamos usar matérias-primas da agricultura intensiva. Já compramos 6 mil toneladas de óleos vegetais para o início da produção.

A fábrica é a primeira de três que a estatal pretende inaugurar até o fim do ano. As unidades de Quixadá (Ceará) e de Montes Claros (Minas Gerais) devem começar a operar em agosto.

A Petrobras Biocombustível terá sede no Rio e foi criada, de acordo com Kardec, para unificar os trabalhos que a estatal realiza na área. “A empresa nasce com dois apelos fortíssimos: o ambiental, na medida em que colabora com a redução dos gases que provocam efeito estufa, e o empresarial, baseado no aumento da demanda mundial por biocombustíveis.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna