A Petrobras vai explorar petróleo no Mar Negro, na Turquia. A empresa anunciou hoje (12) que assinou ontem (11) acordo com a Turkish Petroleum Corporation (TPAO), estatal turca, e a ExxonMobil para atuar naquele país.

continua após a publicidade

A parceria se destina à exploração do bloco 3922 (Sinop), localizado em águas profundas do Mar Negro, na Turquia. Com o acordo, a subsidiária ExxonMobil Exploration and Production Turkey B.V. passa a ter 25% de participação na licença do bloco. A Petrobras detém outros 25% de interesses, mantendo-se como operadora do projeto, e a TPAO os 50% restantes.

De acordo com a Petrobras, a plataforma de perfuração que será usada no projeto – a sonda Leiv Eiriksson – chegou à Turquia no último dia 31 de dezembro.

Ainda segundo a Petrobras, a previsão é de que as atividades de perfuração sejam iniciadas no primeiro trimestre de 2010, no poço Sinop-1, situado a cerca de 145 quilômetros da cidade de Sinop, em águas ultraprofundas do Mar Negro. “A região é considerada uma das últimas fronteiras petrolíferas do mundo”, informou a Petrobras.

continua após a publicidade

O acordo de exploração, que está sujeito à aprovação do governo turco, cobre aproximadamente 30 mil quilômetros quadrados. “O acordo permite que a TPAO, a Petrobras e a ExxonMobil progridam conjuntamente nas atividades de exploração no Mar Negro”, disse, por meio de nota, o gerente executivo da Petrobras para Américas, África e Eurásia, Fernando Cunha.

A empresa iniciou sua operação na Turquia em fevereiro de 2006, mas possui atualmente apenas a concessão do bloco 3922 (Sinop), oferecido em processo licitatório para exploração e produção em águas profundas no Mar Negro.

continua após a publicidade