A Petrobras informou hoje ao mercado que encontrou novos indícios de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos, desta vez na área de Abaré Oeste, no bloco BM-S-9. No mesmo bloco já foram confirmadas reservas em potencial nas áreas de Carioca, Guará e Iguaçu.

continua após a publicidade

Apenas Guará, neste bloco, teve seu volume estimado entre 1 bilhão e 2 bilhões de barris. Os demais volumes continuam desconhecidos. A área é operada pela Petrobras (45%), com participação da BG (30%) e Repsol (25%).

Segundo o comunicado da estatal, a nova jazida está a cerca de 290 km da costa do Estado de São Paulo, em lâmina d’água de 2.163 metros. O bloco BM-S-9 é composto por duas áreas de avaliação: a área do poço 1-BRSA-594-SPS (1-SPS-55), informalmente denominado de Guará e a área do poço 1-BRSA-491-SPS (1-SPS-50), informalmente denominado de Carioca.

A descoberta foi comprovada por meio de amostragem de óleo, gás natural e teor de gás carbônico por teste a cabo, em reservatórios localizados em profundidade aproximada de 5.150 metros. Análises estão sendo realizadas com as amostras recuperadas para a melhor caracterização do óleo encontrado.

continua após a publicidade