Petrobras prevê que produção vai crescer

Arquivo / O Estado

Equipamento de perfuração em
alto-mar: mais barris/dia.

São Paulo (AE) – A Petrobras projeta um crescimento de 200 mil barris por dia para a produção de petróleo este ano e espera repetir essa marca em 2006, informou ontem o gerente geral de Estratégia e Gestão de Portfólio de Exploração e Produção da Petrobras, José Luiz Marcusso. ?Esperamos chegar a uma produção de 1,9 milhão de barris por dia no final deste ano? disse Marcusso, que participou, em São Paulo, de reunião com analistas promovida pela Apimec-SP. Marcusso lembrou que a média da produção registrada no primeiro trimestre foi de 1,542 milhão de barris por dia.

O diretor financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse que a expectativa é de que a companhia deverá atingir a auto-suficiência em petróleo quando tiver uma produção entre 1,8 milhão e 2 milhões de barris por dia. Ele destacou, contudo, que a auto-suficiência não implicará eliminação das importações de petróleo. Segundo Gabrielli, ?dificilmente chegaremos a trabalhar com 100% de petróleo nacional porque economicamente não é interessante?.

China

Executivos da Petrobras e do Grupo Ultra estão na China esta semana, a convite da petrolífera Sinopec. O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, o presidente da Petroquisa, Kuniyuki Terabe, e o diretor-superintendente da Oxiteno, Pedro Wongtschowski, formam a comitiva.

Embora a Sinopec já tenha sido citada como provável sócia no projeto da refinaria-petroquímica a ser instalada no Estado do Rio, fontes da Petrobras disseram ontem que a viagem tem por meta o conhecimento das tecnologias em refino de petróleo pesado e processamento dos derivados para fins petroquímicos.

Até agora, os sócios do projeto são Petroquisa (Petrobras Química), Oxiteno (do Grupo Ultra) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A refinaria no Rio será o centro de uma série de outros projetos, como indústrias de segunda geração (petroquímicas e outros químicos industriais) e de transformação (manufaturados plásticos, insumos para outras indústrias). O andamento do projeto está dentro do cronograma, que prevê entrar em obras no início de 2007.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo