Petrobras negará revisão de contratos de gás com a Bolívia

São Paulo (AE) – A diretoria da Petrobras responsável pela negociação do contrato de gás, promete entregar entre hoje e amanhã à Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) a resposta ao pedido de revisão da cláusula de preços do Contrato de Compra de Venda de gás natural boliviano. A reunião, a segunda para negociar o preço do gás – outras negociam a situação dos ativos da Petrobras na Bolívia -, está prevista para começar hoje, em Santa Cruz de la Sierra.

A Petrobras prefere chamar o documento que será entregue hoje de ?análise? do pedido boliviano. A Petrobras dirá que considera desnecessária a alteração da fórmula em vigor. Com isso, a discussão do preço caminha para a Câmara Arbitral, em Nova York.

A justificativa para a decisão está, segundo a Petrobras, no próprio contrato. A resposta da empresa será a seguinte: ?Os aumentos de preço que vêm ocorrendo regularmente na forma prevista em contrato, a exemplo do ocorrido (em 1.º de julho), são suficientes para garantir o equilíbrio econômico-financeiro da operação?.

Pelo cronograma de negociação definido entre as partes, haverá ainda mais duas reuniões até o esgotamento do prazo de 45 dias previsto em contrato. O prazo termina no fim deste mês. A resposta ou ?análise? da Petrobras poderá provocar o cancelamento das novas reuniões previstas para as duas semanas seguintes. A assessoria de comunicação da estatal brasileira disse ontem que o processo de ?negociação continua?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo