A Petrobras informou nesta terça-feira (13) por meio de nota à imprensa que está investindo US$ 4 bilhões até 2012 para a produção do diesel S-50, menos poluente (com menor teor de enxofre), e deverá investir mais US$ 2 bilhões para o fornecimento do diesel S-10 a partir de 2013. Os números foram apresentados em entrevista coletiva com o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa.

continua após a publicidade

De acordo com a nota, após os primeiros dias abastecendo as frotas cativas de ônibus urbanos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a Petrobras informou que a oferta disponível é de 60 mil metros cúbicos de diesel por mês para a cidade de São Paulo e de 30 mil metros cúbicos de diesel por mês para o município do Rio de Janeiro. O diesel S-50 distribuído nesses primeiros meses é importado.

O diesel S-50 chega a São Paulo pelo Terminal da Transpetro em São Sebastião (SP). O produto é transportado pela rede de dutos da empresa até o Terminal da Transpetro em Barueri, na Grande São Paulo. De lá, é bombeado para as bases das companhias distribuidoras. Das bases, o diesel é transportado em caminhões-tanque até as garagens das empresas de transporte, onde os veículos são abastecidos.

No Rio de Janeiro, o combustível é recebido no Terminal de Ilha D’Água e transportado pela rede de dutos até a Reduc, de onde é bombeado para as bases das companhias distribuidoras. O produto abastece as frotas cativas, que são compostas de ônibus que operam com linhas regulares nas duas cidades, possuem ponto de abastecimento e cuja linha tem início e fim dentro do município.

continua após a publicidade

A nota da estatal ainda informou que de acordo com o cronograma acertado junto ao Ministério Público, definido sob orientação do Ministério do Meio Ambiente, a partir de maio deste ano o diesel S-50 estará disponível também para toda a frota de veículos metropolitanos em Fortaleza, Recife e Belém. Em agosto, será a vez de Curitiba ter o combustível disponibilizado para suas frotas de ônibus.

Em janeiro de 2010, o combustível será disponibilizado para as frotas cativas de ônibus urbanos de Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador e da Região Metropolitana da Cidade de São Paulo. Em janeiro de 2011, o combustível será fornecido também às frotas cativas de ônibus urbanos das outras três Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo (Baixada Santista, Campinas e São José dos Campos) e da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.

continua após a publicidade

No acordo, a Petrobras comprometeu-se a promover gradativamente as atividades do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural (Conpet) em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Vitória. O principal objetivo do Conpet é incentivar o uso eficiente de fontes de energia não renováveis no transporte, nas residências, no comércio, na indústria e na agropecuária. O programa estabelece convênios de cooperação técnica e parcerias com órgãos governamentais, não-governamentais, representantes de entidades ligadas ao tema, além de organizar e promover projetos nesta área.