A Petrobras anunciou a ampliação da Refinaria Potiguar Clara Camarão, no Rio Grande do Norte, com investimentos de US$ 215 milhões. Com as obras a serem executadas, a refinaria, que já produz gás liquefeito de petróleo (GLP), diesel e querosene de aviação (QAV), vai produzir, a partir de 2010, gasolina e nafta petroquímica. A empresa assinará um termo de compromisso amanhã com o governo do Estado do Rio Grande do Norte para dar início às obras de infraestrutura, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

continua após a publicidade

No total, de acordo com dados da Petrobras, a estatal já investiu na refinaria desde sua implantação, localizada no Polo Industrial de Guamaré, cerca de US$ 1,65 bilhão. A Refinaria Potiguar Clara Camarão (RPCC) processa atualmente petróleo produzido nos campos de terra e mar do Rio Grande do Norte e, como todas as refinarias da Petrobras, também pode processar petróleo do pré-sal. A capacidade de processamento atual é de 30 mil barris de petróleo por dia. Com as novas obras de infraestrutura e ampliação, a RPCC produzirá 4,5 mil barris diários de gasolina, o que tornará o Estado autossuficiente em relação a este produto.

Após as obras de ampliação, a refinaria Clara Camarão contará com um novo quadro de boias com capacidade para atracar navios de 50 mil toneladas, além da unidade de produção de gasolina automotiva. Assim, o Rio Grande do Norte terá uma refinaria moderna, que produzirá mensalmente após a sua conclusão, 21 mil m³ de gasolina, 45 mil m³ de diesel, 7.500 m³ de QAV, 11.700 m³ de GLP e 3 mil m³ de nafta petroquímica.

A refinaria é uma das cinco unidades de refino projetadas pela Petrobras para elevar sua capacidade de refino em 1,2 milhão de barris diários até 2015. Atualmente, a capacidade de refino da companhia no Brasil é de 1,9 milhão de barris por dia, volume superior à demanda nacional de derivados, atualmente em torno de 1,8 milhão de barris por dia. Com isso, de acordo com informações da Petrobras, a empresa terá capacidade excedente de derivados, principalmente óleo diesel de alta qualidade, para exportação.

continua após a publicidade