A Petrobras anunciou ontem o início da comercialização no Paraná do diesel Podium, uma versão menos poluente do combustível. O produto já está no mercado da Grande São Paulo e da Região Metropolitana Rio de Janeiro desde dezembro do ano passado. Agora será vendido em sete postos de combustíveis de Curitiba e em um de Colombo (na região metropolitana). O combustível é mais puro, emite menos partículas de fumaça e possui um teor menor de enxofre. A estatal investiu US$ 1,7 bilhão em todo o programa do diesel Podium.
Segundo o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, até então existiam dois tipos de diesel no mercado: o com 2.000 ppm (partes por milhão) de enxofre, comercializado no interior dos estados, e o com 500 ppm (conhecido como metropolitano), comercializado nas regiões metropolitanas. É neste último mercado que vai entrar o diesel Podium, que traz 200 ppm de teor de enxofre. A intenção da Petrobras em um primeiro momento é atingir caminhonetes e veículos utilitários. Mas ele pode ser usado em qualquer equipamento a diesel.
Costa explicou que, além de menos poluente, o novo combustível garante um desempenho melhor do motor. ?Ele proporciona menor tempo na retomada da velocidade. A combustão também é mais rápida e completa. É um combustível mais limpo no motor?, afirmou. O produto contém 2% de biodiesel em sua fórmula, porcentagem que será obrigatória a partir do ano que vem.
A previsão é que o diesel Podium saia da refinaria de 6% a 8% mais caro que o diesel metropolitano. Para o consumidor final a estimativa é que fique entre 10% e 12% mais caro. O novo combustível está sendo produzido na Refinaria de São José dos Campos (Revap), em São Paulo. No início, serão produzidos 300 mil litros por mês para abastecer os oito postos paranaenses. A diretoria da Petrobras calcula que deve levar de seis a oito meses para o diesel Podium chegar às maiores cidades do interior do Estado.
Futuro
Costa afirmou que a intenção da Petrobras não é que o diesel Podium substitua o metropolitano no futuro. A estatal pretende lançar o diesel com 50 ppm e deixá-lo no mercado com o metropolitano (500 ppm). ?No futuro só existirão estes. Mas o de 50 ppm depende da fabricação de uma nova tecnologia de motores. E isto já está sendo discutido. Em 2010 ou 2011 já devemos ter estes novos motores no mercado?, afirmou.
