A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (6) uma nova descoberta de gás natural e petróleo leve (de melhor qualidade) ao norte do campo de Camarupim, na Bacia do Espírito Santo. Segundo a estatal, a descoberta confirma o grande potencial dessa bacia e deve colaborar para o aumento dos volumes recuperáveis (que podem ser extraídos) nessa área, que já responde por parte substancial dos projetos de produção do Plano de Antecipação da Produção de Gás (Plangas).
"O poço pioneiro foi perfurado numa lâmina d’água de 708 metros, no litoral capixaba, e encontrou reservatórios arenosos de 101 metros de espessura, saturados de gás, a uma profundidade de 3.417 metros", informa a Petrobras. O poço também conta com participação da norte-americana El Paso Corporation, que detém fatia de 35% no empreendimento.
Além do gás, foi encontrado petróleo leve no mesmo poço em uma profundidade menor, de 2.461 metros. "Essa descoberta reforça, ainda, o grande potencial de prospectos ainda não perfurados no mesmo bloco", completa a Petrobras, em nota.
Em 8 de novembro, a Petrobras anunciou uma descoberta gigante de petróleo no campo de Tupi, na bacia de Santos, com reservas estimadas em 8 bilhões de barris, o que colocou a estatal entre as maiores companhias de petróleo do mundo. O volume estimado da descoberta de Camarupim não foi informado pela empresa.