A Petrobras afirma ter economizado US$ 30,8 milhões em 2014 – ou 35,25 dias de trabalho de sondas – com uma tecnologia de diagnóstico utilizada na perfuração de poços. O programa desenvolvido pelo Cenpes em parceria com universidades monitorou 71 poços e 1.471 dias de operação de sondas em 2014.

continua após a publicidade

O Programa de Diagnóstico de Problemas de Perfuração em Tempo Real (do inglês Pressure While Drilling Analyzer – PWDa) faz detecção de sinais que permitem ações corretivas ou preventivas. A empresa explica que por meio de interpretação automatizada de dados de diferentes sensores instalados nos sistemas de perfuração, o programa reconhece situações indesejadas que podem ser evitadas e sugere ações de prevenção para as equipes operacionais.

Ainda de acordo com nota da Petrobras, o programa conta com serviço integrado de acompanhamento de perfuração 24 horas nos Centros de Suporte a Decisão (CSD) no Parque de Tubos, em Macaé, e no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro. O PWDa foi desenvolvido pela Petrobras, com apoio de Unicamp, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e da Faculdade do Centro Leste, de Serra (ES).

continua após a publicidade