A Petrobras e a estatal venezuelana PDVSA anunciaram nesta quinta-feira (13) a constituição de uma empresa mista no Brasil para a construção e operação da Refinaria Abreu e Lima, localizada em Pernambuco. De acordo com nota distribuída pela Petrobras, a participação acionária na empresa será de 60% para a estatal brasileira e 40% para a PDVSA, sendo operada com a participação de pessoal das duas companhias.
Segundo a nota, a refinaria terá capacidade de processamento de 200 mil barris de petróleo por dia, para a qual será firmado um contrato de fornecimento de 100 mil barris de petróleo por dia do bloco Carabobo 1, na faixa petrolífera do Orinoco, localizada na Venezuela.
"A PDVSA anuncia o início do desenvolvimento dos campos identificados no bloco Carabobo 1, mantendo aberta uma opção de participação da Petrobras nos projetos de produção de petróleo melhorado, enquanto a Petrobras conclui seus estudos técnicos e econômicos pertinentes. É importante ressaltar que, como produto do trabalho conjunto entre Petrobras e PDVSA, foi possível certificar 45,5 bilhões de barris de petróleo in situ no bloco de Carabobo 1", diz o comunicado.
"A Petrobras e PDVSA manifestam sua satisfação com os acordos alcançados e o avanço dos projetos conjuntos, já que desta maneira se concretizam e fortalecem os esforços integradores entre o Brasil e a Venezuela, promovidos pelos presidentes Lula e Chávez", finaliza a nota.