A Petrobras é a oitava maior companhia de capital aberto do mundo, de acordo com um ranking elaborado pela revista Forbes. A estatal brasileira divide a posição com a Berkshire Hathaway, fundo de investimentos do bilionário Warren Buffet, e subiu na lista depois de ter registrado crescimento de dois dígitos nas quatro categorias avaliadas – receita, lucros, ativos e valor de mercado.
As dez primeiras posições da lista da Forbes são divididas em grande parte por instituições financeiras e companhias petrolíferas. Quem lidera o ranking é o banco norte-americano JPMorgan Chase, seguido pelo britânico HSBC Holdings, em segundo lugar, e pela General Electric, em terceiro. As três posições seguintes são ocupadas por petrolíferas – ExxonMobil, Shell e PetroChina, respectivamente – enquanto a sétima posição pertence ao Banco Industrial e Comercial da China (ICBC, em inglês). O décimo lugar ficou com o Citigroup.
A companhia brasileira com a maior posição no ranking depois da Petrobras é o Bradesco, que ocupa a 46ª posição, abaixo da Siemens e acima da Apple. O Banco do Brasil vem depois, em 51ª lugar, seguido pela Vale, no 53º.