A Petrobras disputa amanhã áreas exploratórias de gás e óleo na Colômbia. A estatal brasileira é uma das 11 habilitadas pela Agência Nacional de Hidrocarbonetos da Colômbia para a licitação para a concessão de 13 blocos para exploração e produção no país. Serão ofertadas sete áreas de transição, que incluem porções em terra, dois blocos em águas rasas (com menos de 300 metros de profundidade) e quatro em águas profundas (com mais de 300 metros de profundidade). A expectativa do governo colombiano é que os contratos de concessão sejam assinados já em outubro.

continua após a publicidade

Também disputam a rodada colombiana, a colombiana Ecopetrol; as americanas Chevron, BHP Billiton e Hess Corporation; a japonesa Teikoku Oil; a britânica BP; a espanhola Repsol; e a indiana ONGC. As empresas SEEP e Vinccler Oil & Gas estão habilitadas como não-operadoras.

A Petrobras já possui duas áreas na Colômbia, mas ainda está perfurando poços, não tendo uma produção efetiva. A Petrobras é a operadora do Tayrona com 40% de participação e tem como parceiras a Ecopetrol (20%) e a Exxon Mobil (40%). O bloco tem 45 mil quilômetros quadrados de extensão em águas profundas.

continua após a publicidade