A Petrobras deverá concluir os estudos referentes à construção do alcoolduto ligando o interior de Goiás (Senador Canedo) ao porto de São Sebastião, em São Paulo, no primeiro semestre do ano que vem. A informação é do gerente de desenvolvimento de novos projetos da estatal, Gilberto Ribeiro de Carvalho, em apresentação no 9º Congresso Agribusiness, organizado pela Sociedade Nacional de Agricultura.
Segundo ele, a intenção da empresa é que o duto venha a atender a produção de etanol das regiões de Goiás, Minas Gerais (triângulo mineiro), Mato Grosso e São Paulo, que constituem as principais regiões produtores do País. "O duto será aberto a todos e não só à Petrobras", afirmou.
Essas instalações permitirão o transporte de 800 milhões de litros de álcool por ano, segundo Carvalho. Mas a empresa já está trabalhando em outra variante, que interligará o interior de São Paulo até o litoral do Rio de Janeiro (no terminal de Ilha D’ Água), passando pelo interior de Minas Gerais. Com isso, a capacidade de exportação pulará para 4 bilhões de litros por ano, complementou. Uma terceira opção será a construção de um duto interligando o interior de Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, no Paraná. Nesse caso, porém, ainda não há decisão sobre quando seria iniciado, complementou.