Petrobras anunciou nesta segunda-feira, 27, antes da abertura do mercado, a confirmação de descoberta de óleo no primeiro poço perfurado na área de Libra, do pré-sal. De acordo com o comunicado, o poço 3-BRSA-1255-RJS (3-RJS-731) indicou óleo de boa qualidade a cerca de 4km de distancia do poço descobridor da área, localizada na Bacia de Santos.
Ainda não há informações sobre a dimensão da descoberta. O óleo foi constatado por amostras de fluído que ainda serão submetidas a análise de laboratório, segundo o comunicado.
“O consórcio dará continuidade às operações para concluir o projeto de perfuração do poço até a profundidade prevista e verificar a extensão da nova descoberta, além de caracterizar as condições dos reservatórios encontrados”, informou, em nota, a estatal.
A companhia informou que o poço ainda está em perfuração. Atualmente, a profundidade chega a 5.326 metros e a previsão é chegar até 5.850 metros de perfuração. O poço está localizado a cerca de 170 km da costa do Rio de Janeiro, e a 4 km a Sudeste do poço descobridor, denominado formalmente de 2-ANP-2A-RJS.
Libra é a primeira área do pré-sal leiloada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustível (ANP) sob regime de partilha, em rodada ocorrida em 2012. A área foi arrematada pelo consórcio formado por Petrobras, que possui 40% de participação e é também operadora da área, conforme a legislação específica para o pré-sal, que a obriga a operar todos as áreas de produção em águas profundas.
Também integram o consórcio as empresa Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC Ltda. (10%).